quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Série Pragas em destaque 1. Percevejo-verde-pequeno

Nome Científico: Piezodorus guildinii (Westwood, 1837)
Ordem: Hemiptera
Familía: Pentatomidae
Culturas que ataca: Soja, algodão
Características Morfológicas: Com cerca de 10mm de comprimento e na forma adulta apresenta-se de cor verde amarelada, apresenta uma listra transversal marrom avermelhada na parte dorsal do tórax, próximo da cabeça, é o pronoto. É possível, por transparência, ver-se na metade posterior do protono uma mancha escura que pode apresentar um fundo avermelhado.
Ciclo de Vida: As psoturas apresentam-se com fileiras duplas de ovos pretos, sobre as vagens ou mais raramente nas folhas, nos caules e nos ramos, em numero de 10 a 32.
Comportamento: Ampla distribuição geográfica, ocorrendo desde a região tropical até as regiões de expansão recente do norte e nordeste do Pais. As ninfas possuem comportamento gregário, permanecendo próximas à postura. Utiliza hospedeiros alternativos, como o feijão guandu e no verão completa suas gerações na cultura e posteriormente, dispersa-se para outras hospedeiras, como as anileiras.
Danos: Os danos podem resultar da sucção de seiva dos ramos ou hastes e de vagens. Ao sugarem ramos ou hastes, os percevejos podem ser limitantes para a produção da cultura, pois, devido provavelmente a toxinas que injetam, provocam a "retenção foliar" ou soja louca, ou seja, as folhas não caem normalmente e dificultam a colheita mecânica. No caso de ataque às vagens, os prejuízos podem chegar a 30%, pois com a sucção de seiva as vagens ficam marrons e "chochas". Os danos causados pelas ninfas aumentam de intensidade com o desenvolvimento do inseto, prejudicando a cultura do 3º ao 5º instar, atingindo 8mm.

Nenhum comentário:

Postar um comentário